quarta-feira, 7 de março de 2012

A Importância do Uso dos Indicadores (BSC)

Todas as organizações possuem sua missão, visão, objetivos estratégicos e tudo mais que um bom planejamento estratégico define como regra para identificar onde a empresa quer chegar. Mas a pergunta é: "quem faz com que a empresa atinja tais objetivos?"

Com certeza são os colaboradores que farão com que as metas da empresa sejam ou não atingidas. São as pessoas que movem a empresa. Mas a questão principal é: "Será que todos sabem claramente o que precisam fazer para que a empresa atinja suas metas? O caminho está claro para todos?"

 

Para exemplificar a importância dessa comunicação, lembro de uma pequena história sobre caranguejos que ouvi há um tempo atrás em um curso que realizei. Essa metáfora com a vida organizacional relata que os caranguejos capturados no mangue ficam presos em um barbante solto no próprio mangue. Eles poderiam fugir se todos puxassem o barbante para o mesmo lado. Mas como não se falam, cada um puxa para um lado diferente e eles acabam ficando no mesmo lugar, sem conseguir escapar.

Para melhorar esse cenário confuso sobre a comunicação da empresa com seus colaboradores, há uma ferramenta importante que visa simplificar esse diálogo, orientando todas as pessoas a seguirem um caminho único. Essa ferramenta é o Balanced Scorecard (BSC), formado por indicadores em todas as áreas da empresa, interligados e balanceados, evitando comportamentos inadequados.


O processo mais complicado na construção do BSC é a escolha correta dos indicadores. Sempre deve ser avaliado se o comportamento gerado a partir do indicador é o adequado. Os indicadores não podem ser controladores de performance. Eles devem auxiliar no comportamento dos colaboradores para que todos busquem atingir os objetivos organizacionais. Não devem ser criadas medidas a fim de punir as pessoas e sim indicadores para auxiliar as pessoas nas tomadas de decisões.


Para finalizar, lembro da famosa e verdadeira frase do Goldratt: "Diga como me medes e te direi como me comportarei. Se me medires de forma ilógica, não reclame de comportamento ilógico."


TTLabs Summit (Q2/2011) - Balanced Scorecard from TTLabs on Vimeo.

2 comentários:

  1. Muito bom o post Emerson.
    Gostei principalmente da mensão que fizeste em relação a frase do Goldratt.
    Pois esses sintomas são muito comuns em lugares com métricas aplicadas e ignora-los praticamente coloca todo o trabalho a perder.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eduardo.

      Realmente os indicadores ajudam muito a formar o comportamento de um time, colaborando na tomada de decisões. Porém, devemos ter cuidado para não criarmos indicadores errados, pois eles poderão gerar comportamentos indesejados.

      Aguarde próximos posts do blog. Conto sempre com sua colaboração. ;-)

      Excluir